"Educar é estar mais atento às possibilidades do que aos limites. Estimular o desejo de aprender, de ampliar as formas de perceber, de sentir, de compreender, de comunica-se. Apoiar o estado de prontidão para aprender dentro e fora da escola, em todos os espaços do nosso cotidiano, em todas as dimensões da vida. Estar atento a tudo, relacionando tudo, integrando tudo. Conectar sempre o ensino com a pessoa do aluno, com a vida do aluno por todos os caminhos. Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência pela imagem, pelo som, pela representação, pela multimídia". (MORAN, 1998, p. 88)
Atualmente o processo de construção de conhecimento não se dá dissociado da interação com as tecnologias, porém, a simples presença da tecnologia no processo não influencia a construção do conhecimento, uma vez que ela é mero veículo de "transporte" das informações. A tecnologia por si só não causa a aprendizagem mas sim a maneira como o professor e os alunos interagem com ela. As potencialidades de uma dada tecnologia em combinação com os processos de construção de conhecimentos, influenciam a maneira como os alunos se apropriam e processam a informação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário